Queridos amigos

30 agosto, 2007
Há dois meses estou passando por momentos difíceis com um sério problema de doença na família. É triste demais a gente acompanhar o sofrimento de uma pessoa querida. Tenho me perguntado se tanto progresso na medicina e na ciência justificam manter a vida de alguém em condições tão crueis e indignas, principalmente no caso de pessoas bem velhinhas e sem qualquer perspectiva de salvação. Por que tirar dessas pessoas o direito de morrer em casa, na sua própria cama, cercada por aqueles que a amam? Não seria mais humano ter quem lhes segurasse a mão nesses momentos finais?

Estou mal, amigos, meu corpo está cansado, porém o que dói é minha alma. Do corpo sei que acabo me recuperando, mas as imagens que ferem a fogo meu coração não sei se cicatrizarão. Não é a primeira vez que vivo uma situação como essa, e a cada vez as feridas vão se tornando mais profundas.

Eu queria poder estar escrevendo coisas mais agradáveis. Não é meu jeito comentar aqui problemas pessoais. No entanto, tenho recebido inúmeras mensagens, no blog e por email, perguntando o que anda acontecendo, qual o motivo da minha ausência, e percebi que não poderia me esquivar de responder.

Agradeço a todos, de coração, pelas palavras carinhosas, pela energia boa que recebo de vocês, e logo que me sinta melhor estarei de volta, também sinto falta desse nosso convívio.

comentários

  1. Betty, conheço bem esse tipo de problema. Nos últimos dez anos de vida, minha mãe "conviveu" com o tal Mal de Alzheimer. Nos anos finais, meus sentimentos de filho eram contraditórios: em certos momentos, queria que ela seguisse viagem para outro plano. Mas, por diversas vezes, sonhei que ela tinha melhorado e chegava a dançar comigo! Tudo ilusão! Tive que interná-la, já em estado vegetativo, e ela ainda aguentou quase cinco anos assim. A cada visita, eu voltava destroçado! Sua morte foi e é uma dor irreparável, mas eu não podia ser egoísta e desejar que ela continuasse nesse mundo daquele jeito. A morte trouxe paz para ela. Devo aceitar isso como um fato benéfico, apesar da grande revolta que ainda sinto pelas doenças cruéis como o Alzheimer. O melhor é tentarmos retomar nossas vidas, seguir em frente, vivendo da melhor maneira possível. Se ela pudesse falar, creio que me diria isso. Assim, seguimos ocupados com algo útil, em vez de pararmos na estrada e desistirmos de tudo, apenas lamentando. Aí é que não chegaremos a lugar nenhum mesmo.
    Se nossos entes queridos pudessem se comunicar, tenho certeza que diriam: sigam felizes, foi para isso que eu te criei!
    Receba a minha solidariedade!
    Não se deixe abater pelo desânimo! Siga sua vida! É o melhor a fazer.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga. Em primeiro lugar muito obrigado por sentir necessidade de dar esta explicação aos teus leitores (... diria amigos desconhecidos). Depois ... apenas deixar uma palavra de esperança, estímulo e solidariedade - Alguém (Deus? ou seja quem fôr e esteja onde estiver...) tem de cuidar da gente e dar força para enfrentar situações tão dificeis como essa que conta...

    ResponderExcluir
  3. OI,amiga, vc sabe eu estou contigo e não abro! podemos bater longos papos pela madrugada para melhorar ainda que pouco esse coração aflito! ou ainda sabes que apesar de longe estou perto e sempre ao seu lado. Quando a tempestade estiver passado pense em vir aqui, tenho certeza que essa paisagem fará seu coração melhorar..beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida, sinto tanto!
    Creio que pior que a partida é essa dolorosa via crucis para quem está doente e para a família.
    Só posso rezar para que Deus faça o melhor (Ele sempre faz) e alivie a todos de tão grande sofrimento.
    Estou com você em pensamentos e oração para que consiga ter força.

    Obrigada pela gentileza de avisar.

    beijos, saudades.

    ResponderExcluir
  5. Betty, estou procurando, de forma incansável, palavras que, pelo menos, possam ajudá-la neste difícil momento. Eu sou uma pessoa muito emotiva e sofro junto com aqueles que carrego em meu coração e, fico preocupado com os acontecimentos. Mão amiga para te ajudar neste momento não faltam e eu, sinceramente, sou uma delas e todas as orações estão voltadas no sentido de dar-lhe a força necessária para que possa transpor este obstáculo em sua vida. FORÇAS...

    ResponderExcluir
  6. Betty querida,

    Você é um ser humano incrível, sensível e por termos estreitado nossos laços de amizade, sei o quanto você está sofrendo com toda essa situação...sei que não tem sido fácil, mas são coisas da vida e saiba, todos estamos sujeitos a passar por isso, tente não desanimar, você é forte amiga, e vai superar tudo isso...

    Precisamos nos encontrar por essas madrugadas e conversar mais um pouco... é sempre tão bom conversar com você!
    Se cuida amiga, se cuida mesmo viu?
    No seu tempo, tudo se resolverá como tiver de ser...

    Fique com Deus, a certeza do meu carinho e da minha amizade, e de toda a minha admiração por você...
    Te adoro amiga!

    Beijo carinhoso, Cris...

    ResponderExcluir
  7. Oi Betty! Desejo a você forças para lidar com essa situação da melhor maneira possível. E quanto ao blog, ninguém melhor do que você mesma para saber a hora certa de "dar uma pausa" para cuidar dos problemas e a hora certa de retomar o convívio com os amigos. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Betty,

    Nestes momentos de sofrimento é âs vezes quase impossível encontrar um sentido para o que está se passando. Porém, acredite, tudo há de ter uma razão maior que muitas vezes não sabemos compreender. Não desanime, siga com sua luta e receba o carinho de tantos amigos virtuais que estão torcendo para que você tenha forças durante esta fase mais difícil da vida. Força e luz, amiga! Estamos torcendo para que tudo se resolva da melhor forma possível e que você saia dessa fase mais fortalecida. Eu tenho certeza disso.
    Fique com Deus!
    Beijo,
    Rosana

    ResponderExcluir
  9. Querida Betty. Tinha de ser você...a primeira a deixar os parabéms no blog .. e logo com palavras que me sensibilizaram imenso. Muito obrigado e bem haja :)

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga tão querida que tem morada cativa no meu coração, estou passando por um momento semelhante ao seu, eu a entendo perfeitamente e estarei orando muito por ti e por todos os seus.

    Por favor, se precisar de algo, tem o meu e-mail.

    Beijos na sua alma,
    da amiga que muito lhe adora
    Dani

    ResponderExcluir