Henry Marie Raymond de Toulouse-Lautrec

06 março, 2008
Toulouse-Lautrec, um dos grandes gênios da pintura, nasceu na França, em 1864, numa família de aristocratas. Sua vida foi marcada por uma doença óssea que lhe fez fraturar o fêmur esquerdo aos 14 anos e o direito menos de um ano depois. A partir daí, as pernas se atrofiaram tão severamente que lhe dificultavam a locomoção, e sua estatura não passava de 1,52m. O desgosto com a aparência pode ter sido o motivo do alcoolismo, da vida boêmia e da morte prematura aos 37anos.

Em 1881, montou um ateliê no bairro de Montmartre, Paris. Vivia pelos cabarés, teatros, prostíbulos, sempre em rodas de amigos, cercado por criadas, cortesãs e artistas populares - essa a atmosfera que tornaria célebre sua obra.

Apesar de ter sido contemporâneo dos impressionistas, ao contrário deles, não se interessava por paisagens, e sim por ambientes interiores. Seu estilo era de pinceladas rápidas, com elementos essenciais destacados por meio de colorido leve e suave, de extraordinário equilíbrio cromático, aplicação da cor em áreas planas e uniformes. As figuras se situam na tela em contornos sintéticos, de forma que as pernas não fiquem visíveis e o movimento seja apenas sugerido, podendo tal detalhe ser interpretado como um reflexo de sua própria condição física.

Influenciado no início por Degas e pela gravura japonesa, adquiriu personalidade artística própria, conhecida como expressionismo psicológico.
A partir de 1892, dedicou-se à litografia - produziu mais de 300 - com destaque à série Elles, um panorama da vida nos bordéis.
Os cartazes que fez para Aristide Bruant, Jane Avril, May Belfort e outros artistas, lhe deram excepcional popularidade, assim como as litografias.

A importância da obra de Toulouse-Lautrec foi reconhecida como uma revolução na concepção do cartaz publicitário, prefigurando os revolucionários movimentos artísticos do século XX, como o fauvismo, o cubismo e o expressionismo.

















comentários

  1. Lindo e de um extremo bom gosto seu novo layout no blog...

    Bettynha, eu vejo o Lautrec como o Warhol de sua época: criativo dentro de um relacionamento ativo com a sociedade parisisense. Assim como em Warhol os seus trabalhos são fotografias de uma época.

    Parabéns pela bela matéria...

    Betão

    (anônimo pois não me acerto com essa tecnologia google/blogger)

    ResponderExcluir
  2. Lindo tudo aqui, adorei.
    Parabéns!!!
    Bjs Laura

    ResponderExcluir
  3. Betty

    Que bela postagem!
    Lí Toulouse Lautrec quando tinha 17anos e sua biografia me impressionou muito!
    Sua arte e seus complexos, suas dificuldades pessoais e suas relações com as mulheres, a um jovem de 17 anos, marcam demais!
    Seu post me levou à juventude que imaginava haver esquecido!
    Agora veja a concidência: li Lautrec numa casa na praia de Pernambuco, no Guarujá, quando nem asfalto havia por lá! Hoje fui lá a passeio, e estive nessa casa, junto à praia do Mar Casado, para mostrar ao meu filho Marcelo, sua mulher Paula e minha filha Alessandra, onde havia curtido bons dias de minha juventude!

    Beijo pelas lembranças que me trouxe!

    ResponderExcluir
  4. Betty,
    Maravilhoso post e lindas as obras de Toulouse-Lautrec. Parabéns!
    Beijos,
    Rosana

    ResponderExcluir
  5. LINDA LAY, BETTY
    AMIGA, VOU SER HONESTA. EU SO TOMEI CONHECIMENTO DA OBRA DESSE Gênio quando o Gasparetto expôs esculturas psicografadas por ele. À partir daí, comecei a ler sobre ele.
    Beijos e dias felizes.
    Estou bem e em casa...risos
    Obrigada por tamanha força e energia enviada a mim.

    ResponderExcluir
  6. Toulouse Lautrec será sempre uma maravilha! Que grande artista! Adoro seu desenho...

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga querida,

    Vir aqui é sempre um grande prazer...e em especial ao me deparar com Toulouse-Lautrec, post magnífico, artista muito bem lembrado, fazia muito tempo que eu não lia nada sobre ele, sempre gostei, mas os dias passam voando, a vida vai indo, e vamos deixando tanta coisa boa para trás, não é mesmo?
    Obrigada pelo lindo presente que foi vir aqui hoje!

    E meus sinceros, e carinhosos parabéns pela mulher excepcional que você é! Sou sua fá sabia???!

    Um fim de semana iluminado,

    Cris

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito..
    Minha preferida foi a primeira, a expressão da mulher é enigmática e forte..

    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Betty

    VC e demaissssssss!!

    Obrigada pela aula!!!
    minha linda!!


    estou escrevendo tambem no
    http://republicapopulardacultura.wordpress.com/
    aparece

    ResponderExcluir
  10. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

    ResponderExcluir
  11. Betty

    Veja meu passeio ao Guarujá.

    GUARUJÁ

    Abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  12. Esse baixinho é um gigante da Arte, Betty! Merece ser sempre lembrado! E você o fez!
    Bjoooooooooosssssssssssss!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Betty,
    sempre que recebo um selinho não tenho como não pensar em você, portanto, tem mais um selinho lá no mãe global, OK? Não deu pra evitar...
    Bjs,
    Rosana

    ResponderExcluir
  14. [red] Henri toulouse lautrec foi
    um dos melhores pintores que vi até hoje
    nas pinturas ele expressava seus sentimentos
    mas só depois que ele morreu as pessoas apreciavan
    suas pinturas pq enquanto os pintores não morrem as pessoas não dão valor as suas pinturas

    ResponderExcluir