Sobre amizade e amigos

23 dezembro, 2008
Dizem ser a vida o bem mais precioso, e precioso é, porém não mais que o amigo, se equivalem.

De que vale a vida sem a mão do amigo, sem as palavras do amigo, sem o olhar e, às vezes, o silêncio respeitoso do amigo? De que vale a vida sem o amigo?

Conheço muita gente, sou sociável, do tipo que cumprimenta o vizinho no elevador, e continua cumprimentando mesmo que ele não tenha respondido na primeira vez, uso sempre "por favor" e "obrigada". Gosto de boa conversa, falo baixo, não sou de gargalhadas, mas o sorriso não dispenso. Procuro os amigos apenas para saber como vão indo, independentemente de qualquer outra coisa, ligo também nos aniversários e datas específicas que sejam importantes para cada um, me alegro com suas conquistas e choro com eles quando estão tristes. Pareço muito boazinha, não é mesmo? Pois não sou, não. Quando me decepciono com alguém não tem volta, sem brigas ou discussões, simplesmente me afasto. Tenho a tal paciência de Jó, relevo, relevo mil vezes antes da saturação; então é ponto final. Quero distância de quem seja mesquinho, egoísta, falso, interesseiro, fútil, sem falar nos verdadeiramente perigosos.

Amizade implica afeto, conhecimento do outro e cumplicidade. Quando essas coisas não existem na relação, fica tudo no superficial, é apenas sociabilidade e cortesia.

Amigo é palavra sagrada, gravada com doçura no coração de quem ama e é amado. Amigo pra valer é o que sempre está, seja no fluxo ou no refluxo da maré. Amigo é o que nos afaga quando estamos tristes, mas é também o que nos repreende quando estamos fora de rumo. Amigo é o que se alegra com nossas conquistas e nos aplaude com sinceridade e entusiasmo. Amigo é o que ri junto, é o que faz brincadeira e se faz de criança só para nos alegrar. Amigo não tem ciúme quando chega um novo amigo, ao contrário, quer logo somar.

Amigos são para sempre, mesmo que a morte os separe. São almas ligadas eternamente, e numa nova dimensão um dia voltarão a se encontrar…

Imagem: Pierre-Auguste Renoir



Amados: Margarete  –  Marcus  –  Eric  –  Cristina  –  Margot  –  Sonia  –  Celso  –  Libia  –  Gomes  –  Rita  –  Mauro  –  Thereza  –  Conceição

Amigos virtuais que já têm lugar no meu coração: Luci  –  Odele  –  Bill  –  Regina  –  Maristela – Saramar  –  Grace  –  Regina  –  Fernando  –  Elisabete  – Yvonne  –  Leticia  –  Beto  –  Cristiane

Amados que habitam algum lugar entre as estrelas: Rubem  –  Aglaia  –  Cenira  –  Julio  –  Gilda  –  José  –  Tommaso   –  Elenice  –  Renato

comentários

  1. Betty, obrigada por está em sua lista.Pretendo nunca te desiludir, por que quando isso acontece...acredite...NUNCA MAIS SOUA MESMA.
    Bjs e dias felizes, BONEECA de Porcelana.

    ResponderExcluir
  2. Betty, mesmo não sendo um frequentador assíduo, você sabe que mora no meu coração. Por isso mesmo, não poderia de deixar aqui registrado meu apelo que, seu natal, bem como o ano d=que se inicia, seja repleto de saúde e muita paz...

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. Querida, muito obrigada por estar na sua lista de amigos especiais. Saiba que a recíproca é mais que verdadeira. AMO VOCÊ.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga de tantos anos, tantos combates mas tb de tantos risos e felicidade! Confesso que me emocionei ao ver meu nome alí, mas sabia que ele ali estaria pelo amor que temos uma pela outra eu sei que vc é minha maior amiga, só sinto a distancia! Mas iremos sempre nos encontrarmos e rimos e chorarmos porque é assim a nossa amizade

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga!
    Eu assino abaixo de tudo o que você escreveu. Também valorizo muito as minhas amizades e costumo fazer qualquer coisa para preservá-las. Fiquei muito feliz por estar no seu seleto rol e prometo continuar me empenhado para merecer tal honra. Esteja certa de que você também faz parte da minha lista de amizades preciosas.
    FELIZ NATAL!

    Beijos fraternos

    ResponderExcluir
  6. Betty querida,

    Estou voltando depois de um bom período de ausência, rs, ainda me adaptando às inúmeras mudanças, e sem muito tempo, pois tenho muito o que ajeitar na vida nova ainda, mas tô muito feliz, e gostaria que você soubesse disso.

    Hoje consegui postar e passo por aqui, para desejar ainda em tempo, um Feliz Natal, me deparo com eese seu lindo post, e nele você cita meu nome. Me sinto feliz e grata Betty, pois você sabe o quanto eu a considero, e admiro, você sim é uma pessoa muito especial!

    Beijinho carinhoso, repleto de saudades, Cris

    ResponderExcluir
  7. Puxa, Betty, eis aqui um dos textos mais lindos que li nos últimos tempos!
    Emocionante, arrepiante!!
    Fico MUITO honrado em fazer parte de sua lista de amigos.
    Muitíssimo obrigado! De coração!
    E um bjoooooooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Betty

    Valorizo e cuido das minhas amizades, nao tem preco a troca sincera de carinhos.

    Obrigada por ja fazer parte de sua lista, vc tambem e uma amizade importante para mim.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  9. "Amizade implica afeto, conhecimento do outro e cumplicidade. Quando essas coisas não existem na relação, fica tudo no superficial, é apenas sociabilidade e cortesia."

    Absolutamente verdadeiro Betty. Estou totalmente de acordo.

    Que bonito o seu texto sobre amizade e amigos. E fico muito contente - e honrada - por ver meu nome entre as pessoas que você considera amigos.

    Fiquei emocionada com seu texto, Betty.

    Um forte e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  10. Betty, que alegria me ver entre seus privilegiados amigos.
    Muito obrigada.
    Eu que ando tão sumida, desanimada, doente, sempre me alegro com a amizade.
    Como você disse neste lindo texto, a amizade é o nosso bem mais precioso.

    Permita-me desejar-lhe aqui, feliz ano novo, esperando que nossa amizade perdure.

    Neste novo ano,
    artesão que somos, da vida,
    vamos adornar nossas mãos
    para que a construção seja um sólido ser,
    feito com as flores da esperança e as águas do amor.

    Neste novo ano,
    vamos voar juntos em nossos sonhos
    porque só o sonho dá sentido aos atos
    e são capazes de nos diferenciar dos autômatos.

    Neste novo ano,
    que nossa boca seja apenas de sorrir
    e nossa voz seja música
    porque assim, começamos a construir a paz
    ao nosso redor.

    Neste ano,
    sejamos felizes!

    Feliz ano novo

    ResponderExcluir
  11. Betty,
    amigos são essenciais para a vida! Achei o texto muito belo!
    Te desejo um 2009 cheio de amor, saúde a paz... Que tenhas muitas alegrias!
    beijos :)

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga: vim também aqui deixar expressos os votos que fiz no meu blog de «Um Feliz Novo Ano de 2009 com sinal vermelho para a pobreza material e espiritual, intriga e guerra, com todas as coisas boas em quantidade q.b. mas bem profuso de sonhos, beijos, sorrisos, flores e .... poesia!».

    ResponderExcluir
  13. Bettynha, que bom estar entre seus amigos especiais... Você é tão generosa e espalha essas sementes de bondade como ninguém... Olha, você me lembra essa frase do Profetinha: Gentileza gera gentileza... Beijão

    ResponderExcluir
  14. O sentimento da amizade é forte e não menos carente de zelo e predisposto a zelar. É tão intenso quanto sensível e por isso merecedor de eficaz manutenção.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  15. Como é bom e estimulante se saber ter sido e ser lembrado como amigo amado por quem sempre se teve por amada e amiga.
    Celso

    ResponderExcluir