Apontando a saída

06 junho, 2007
Estocolmo, 1972. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, foi aprovada a Declaração de Estocolmo, que introduziu na agenda política internacional a dimensão ambiental como condicionadora e limitadora do modelo tradicional de crescimento econômico e do uso dos recursos naturais. A partir daí, outros documentos de igual importância foram firmados com a chancela da ONU visando a busca de soluções que pudessem desacelerar, e até cessar, a devastação do planeta. Os mais relevantes foram: Estratégia Mundial para a Conservação - 1980; Nosso Futuro Comum - 1982; Declaração de Compromisso (Rio 92) - 1992.

Todos esses documentos contém propostas e compromissos para a conservação de espécies e de ecossistemas, visando a preservação da diversidade biológica e a conseqüente manutenção da vida no planeta. O conceito de desenvolvimento sustentável significa um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de prover as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

O primeiro passo para um desenvolvimento sustentável é a conscientização de que os recursos naturais são finitos. O segundo passo é a mudança no conceito de desenvolvimento, que não pode ser confundido com crescimento econômico, já que este gera um consumo crescente e excessivo de energia provocando o esgotamento de recursos naturais dos quais a humanidade depende. Caso não seja adotado, toda a diversidade biológica do planeta e a própria existência da humanidade estarão fadadas à extinção.

O noticiário nos dá conta das grandes mudanças climáticas em todo o planeta por conta do efeito estufa. Essas mudanças climáticas estão acontecendo porque a quantidade de gases (GEEs) lançados na atmosfera é maior do que a capacidade de absorção das florestas e dos oceanos. Temos visto o aumento da intensidade de furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra. O derretimento das calotas polares já é uma realidade, e o aumento do nível do mar é uma ameaça assustadora. No planalto tibetano a evaporação das geleiras e da neve têm formado lagos instáveis que, ao transbordarem, afetam seriamente a vida dos que vivem na região. Por outro lado, são essas geleiras que alimentam os grandes rios da Ásia, entre eles o Amarelo, o Yang Tsé, o Mekong e o Ganges, todos responsáveis pelo fornecimento de água a um sexto da população mundial. Sem geleiras, sem água...

Desde a Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVIII, os cientistas constataram um aumento da temperatura média do planeta da ordem de 0,8ºC. Pode não parecer um número expressivo, mas caso atinja 2°C os efeitos serão catastróficos.

Outra questão importante é o desaparecimento das florestas tropicais, que estão sendo destruídas há décadas. Hoje, cerca de 12 milhões de hectares de florestas tropicais são desmatados a cada ano para a agricultura, pastagem e outros usos não-florestais, sendo que uma área ainda muito maior é degradada através da extração ilegal de madeira.

Enfim, muito ainda teria que ser mencionado para completar esse quadro de devastação, bem como as medidas capazes de evitar o fim da vida no planeta Terra. Seria possível escrever por dias a fio sem concluir o relato. A ganância, a acumulação de riquezas, a avareza e o consumismo desenfreado nos levarão à destruição. O indivíduo precisa renascer no esplendor humano, descobrindo em seu coração o espírito fraterno, preservando o planeta para as gerações futuras.

Para finalizar, transcrevo algumas frases de Mahatma Gandhi, que expressam a necessidade de mudanças nos modelos de desenvolvimento, e que a economia mundial não deve desconsiderar o meio ambiente em seus planejamentos.

- Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse apenas o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

- Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.

- A Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?

- A civilização, no sentido real da palavra, não consiste na multiplicação, mas na vontade de espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação.




Este post faz parte da blogagem pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciativa do Lino Resende,

comentários

  1. Betty,

    Minha tão querida amiga!
    Fico feliz em saber que voc~^e está melhor, que bom@ Te enviei um e-mail ontem, você recebeu? Estava preocupada.
    Ma sé bom vê-la aqui, e saber que você está melhor!

    Antes tarde do que nunca, já diz o ditado!
    E como sempre arrasando!
    Teu texto está ótimo, perfeito!
    Muito bem colocado, como sempre!
    E iluminado por Mahatma Gandhi...

    Muito bom mesmo...
    Se cuida menina...Te gosto muito viu?

    Beijo carinhoso,

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Betty:
    Muito bem colocado, já que crescimento industrial nem sempre traz desenvolvimento, além de não olhar para o planeta e trabalhar como se seus recursos fossem infinitos. Precisamos mudar esta vertente, incluindo o planeta e nós mesmos neste desenvolvimento.
    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Betty:
    A ganância financeira nunca é o melhor caminho. Muito bom seu texto. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá! moça!
    Gandhi sempre perfeito, né?!
    A quetão é : como colocar isso na cabeça dos 'poderosos'???...
    bjos querida!!

    ResponderExcluir
  5. Betty, obrigado pela sua visita.
    O seu post está maravilhoso, como muitos já disseram aqui. Informações essenciais, demonstrando com exatidão a realidade presente. E, minha amiga, as frases de Gandhi resumem tudo. Um final espetacular para um post excelente por inteiro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. A modernidade será uma desgraça se não houver controle do desenvolvimento economico. Alguns países do norte da Europa estão bastantes adiantados em pesquisas para a sustentabilidade. Falta recursos financeiros para aplicação em países pobres, principalmente a Índia. Beijus

    ResponderExcluir
  7. Eua cho que muito mais que reuniões e convenções, tratados e tudo mais, é necessário ação...
    Direta, imediata, curta e grossa (se preciso)...
    Tanto desenvolvimento econômico não vaia diantard e nada sem um planeta pra se viver...
    òtimo post e as frases de Gandhi foram perfeitas e fecharam muito bem com a idéia..

    Um beijo e ótimo feriado..

    ResponderExcluir
  8. Amiga Betty. Que bom ver este seu artigo no Dia Mundial sobre o Ambiente. Claro que fico muito contente por gostar das minhas opções poéticas no nothingandall! Desejo-lhe um bom feriado (fim de semana alargado? ) e tudo de bom para si que merece pela sua sensibilidade e que inclui como não podia deixar de ser sorrisos, flores e ...poesia. :)

    ResponderExcluir
  9. Betty

    Aplaudo de pé a consistência de suas palavras. Mostrando sua sensatewz e inteligência!
    parabéns querida!

    elisabete cunha

    ResponderExcluir
  10. Minha tão querida amiga Betty,

    Que saudade, que alegria infinita em ler-te. Majestoso seu post, consistente, abrangente e em perfeita harmonia com a veracidade!

    És maravilhosa por demais!

    Me encanto com tu!

    Hoje eu lhe digo:
    Ah se todos fossem iguais a você, que maravilha seria viver...!

    Beijos na sua alma,
    da amiga que tem você no coração.

    ResponderExcluir
  11. olá, Betty!

    Pois é, esse é uma luta antiga já...o homem vai esperar caducar, pelo visto...deixar-se morrer.


    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  12. Belo final de semana!!
    :)
    elisabete cunha

    ResponderExcluir
  13. Betty, ainda hoje não terminei de ler todos os blogs integrantes da blogagem. A semana de trabalho foi muito pesada.

    Excelente seu texto, e dele pesco a idéia de conscientização sobre a fimitude dos recursos naturais, como a mais urgente atitude a ser incentivada, porque dela dependem todas as outras.

    beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  14. Belo e profundo, Betty!
    Mas, nem belo, nem profundo, é o post sobre o deputado costureiro que tá lá na Lua. Pinta lá!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  15. Análise perfeita.Não faltou nada.

    ResponderExcluir
  16. Betty|: lindo post...o lino sempre promove esses grandes encontros de idéias.
    Bjus de bom fim de semana pra vc.

    ResponderExcluir