Luz e sombra

24 setembro, 2007
Acordo sem despertar
como se o sono permanecesse
causando torpor e distanciamento
das cores do dia
das pessoas à minha volta
dos sons cotidianos
das notícias nos jornais.

Inicio a jornada automaticamente
como máquina programada
tarefas repetitivas
sempre monótonas
previsíveis
onde não interfere vontade
ou emoção.

Por todas essas longas horas
sou um corpo sem alma
perdida de mim
de qualquer objetivo
sem sonhos
nem realizações.

Quando enfim o dia se aquieta
e escurece
tornando visível o universo
meu coração se ilumina
bate mais forte
retomo a vida
e a paixão.

- betty -

Imagem: betty

comentários

  1. Linda e querida amiga Betty,

    "Retornamos" amiga, sempre...
    Maravilhoso, creio não precisar dizer mais nada...

    Uma linda primavera,repleta deflores, como vc merece, Beijos, Cris

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga. Obrigado pelas suas visitas (tenho andado com muito trabalho, cansado e um pouco desmotivado). Gostei muito deste poema até porque traduz com alguma aproximação o que também penso. Especialmente a parte final gostaria de ter escrito «Quando enfim o dia se aquieta
    e escurece
    tornando visível o universo
    meu coração se ilumina
    bate mais forte
    retomo a vida
    e a paixão». À noite, quando há silencio, é a parte do dia que gosto mais! ... Sorrisos e flores e poesia, desde Portugal!

    ResponderExcluir
  3. Betty,
    Lindo!Ainda estou surpresa com esta nova Betty poetisa. É sempre uma boa surpresa vir até a sua casinha, é encantador!

    Beijos e viva,com toda a certeza, a primavera, com suas cores e aromas!
    Rosana (obrigada pelo incentivo que me dá com seus comentários...)

    ResponderExcluir
  4. Encantado, igual a vc!

    beijos

    elisabete cunha

    ResponderExcluir
  5. Betty, este poema parece ter sido escrito para mim, ser noturno que sou.
    Interessante é observar como você o foi construindo no mesritmo do di aque decreve para, ao final, do dia e do poema, revelar-se.
    Maravilhosos!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. estou no bloco dos que renascem quando o sol baixa. nem preciso acender a luz, fico bem feliz com a penumbra inicial. já o acordar cedo, complica. até a alma.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Hehehe!!! É como você disse, e eu concordo plenamente: somos parentes do conde Drácula! E então, quando escurece, surge o universo... Assino embaixo, numa boa!
    Só uma ressalva: quando tiver post novo, me avisa, OK? É sempre um prazer passar por aqui. De dia ou de noite. Principalmente de noite, claro! Bjuuuuusssss!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Minha tão amada amiga Betty, tens o dom da poesia, que teces com magia e fidalguia! Me permita conjugar meu verbo junto ao teu.

    "Sem despertar percebo
    o distaciamento
    das trivialidades
    que envolvem o dia.

    Como estátua de sal,
    apenas uma carcaça gasta,
    escondendo um resto de alma
    escurecida e gasta,
    caminho...

    Sequiosa aguardo..
    Logo o sol irá dormir
    Logo a noite irá chegar
    E na rota das estrelas
    minha alma à de voar,
    despertando paixões
    nesse espetáculo que
    denominamos vida.

    Belíssimo poema minha adorável notívaga!

    beijos na sua alma,
    da amiga que muito lhe adora
    Dani

    ResponderExcluir