Beatles em chorinho

21 janeiro, 2008
Descobri uma coleção musical espetacular: Beatles 'N' Choro!
São músicos brasileiros da melhor qualidade executando a obra dos Beatles em chorinho.



Para quem não conhece chorinho, eis um texto copiado do site:
"Botequim do Samba"

Gênero criado a partir da mistura de elementos das danças de salão européias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca) e da música popular portuguesa, com influências da música africana. De início, era apenas uma maneira mais emotiva, chorosa, de interpretar uma melodia, cujos praticantes eram chamados de chorões. Como gênero, o choro só tomou forma na primeira década do século 20, mas sua história começa em meados do século XIX, época em que as danças de salão passaram a ser importadas da Europa. A abolição do tráfico de escravos, em 1850, provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra), segmento de público que mais se interessou por esse gênero de música.

Em termos de estrutura musical, o choro costuma ter três partes (ou duas, posteriormente), que seguem a forma rondó (sempre se volta à primeira parte, depois de passar por cada uma). A origem do termo choro já foi explicada de várias maneiras. Para o folclorista Luís da Câmara Cascudo, esse nome vem de xolo, um tipo de baile que reunia os escravos das fazendas; de xoro, o termo teria finalmente chegado a choro. Por outro lado, Ary Vasconcelos sugere que o termo liga-se à corporação musical dos choromeleiros, muito atuantes no período colonial. José Ramos Tinhorão defende outro ponto de vista: explica a origem do termo choro por meio da sensação de melancolia transmitida pelas baixarias do violão (o acompanhamento na região mais grave desse instrumento). Já o músico Henrique Cazes, autor do livro Choro - Do Quintal ao Municipal, a obra mais completa já publicada até hoje sobre esse gênero, defende a tese de que o termo decorreu desse jeito marcadamente sentimental de abrasileirar as danças européias.




* O vídeo foi atualizado em junho de 2018; o anterior não estava mais disponível no YouTube.

comentários

  1. Betty,
    Nunca pensei em ouvir Beatles embalado por chorinho, realmente é incrível e tem muita qualidade. Ótima dica!Eu gosto dessa tendência de hoje de artistas novos darem novas roupagens a músicas mais antigas. Dessa forma a música se renova e podemos percebê-la com ritmos e leituras diferentes. Isso tem acontecido muito com o rock, o jazz e o blues. Adorei o post! Obrigada por suas palavras tão carinhosas, espero que o calor por aí esteja melhor. Aqui em SP está frio hoje!!
    Beijos,
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Betty,

    Obrigada pelo convite para ouvir música aqui com você. Música sempre faz bem para os ouvidos e o espírito. Gostei muito.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ BETY

    Quero agradecer por seu comentário em BOA LEITURA.
    Meu gosto musical passa por quase todas as vertentes da música classica e popular.
    Minha cultura familiar foi pelo jazz das big-bands dos anos 30/40!
    Meu falecido pai era saxsofonista de orquestra de bailes nos anos dourados!
    Aprecio muito a poesia dos Beatles!

    Abraço (seu blog já está linkado em BOA LEITURA)

    ResponderExcluir
  4. Ai, Querida , essa Hey Jude me remota a um tempo em que fui a Liverpol.Naquele tempo. achava que era a melhor coisa,E hoje, restou apenas uma saudade mas a melldia colou em mim e de mim nao quer sair.beijos e dias felizes

    ResponderExcluir
  5. Olá Betty
    Tenho um post novo em BOA LEITURA.
    Se puder, dê uma passadinha por lá!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Morria e desconhecia chorinho com música dos Beatles. Obrigada pelo presentaço. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Betty

    Deve ser muito legal!!
    vou procurar!

    ResponderExcluir
  8. Betty, aqui em BH tem um músico excepcional, que toca cavaquinho, chamado Waldir Silva. Procuro sempre ficar de olho pra ir onde ele toca. E os Beatles fazem parte do repertório do Waldir há muuuuiiitoooo tempo! Faz um som igual a esse beleza aí, que você descobriu!
    Bjooooooooooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente sugestão musical :)

    ResponderExcluir
  10. Chorinho é lindo, tudo fica bonito.
    Já tinha vindo aqui, ma snão deu pra comentar, estava com pressa.
    Outro dia sonhei com Chico Buarque e eu pedia p ele cantar um chorinho, era um grupo pequeno- uma platéia e ele dizia que não sabia tocar um certo ritmo- não lembro e eu disse:"toque Valsinha".
    Acordei.
    Bjs Laura

    ResponderExcluir
  11. Tem site ? como contrata pra shows ? dá pra me informar ? lomb@globo.com, abrs.

    ResponderExcluir