João Ubaldo Ribeiro - Prêmio Camões 2008

27 julho, 2008
Faz bem ao nosso patriotismo tão combalido uma notícia como essa! Estamos cansados das manchetes sobre violência, corrupção, e toda a sorte de mazelas que nos horrorizam cotidianamente. Uma mudança de foco ameniza a dor e deixa aquele fiozinho de esperança a dizer que nem tudo está perdido no nosso Brasil Brasileiro. Pessoas como ele deveriam se multiplicar em todos os cantos por aqui, e teríamos nossa realidade transformada.

João Ubaldo é um dos maiores escritores da atualidade. Como se não bastasse o enorme talento, é inteligente, culto e, acima de tudo, um digno cidadão brasileiro. Portanto, a premiação foi mais que merecida.

Nasceu em Itaparica, Bahia, em 1941, filho de Maria Felipa Osório Pimentel e Manoel Ribeiro. Seu pai era extremamente severo, principalmente em relação aos estudos, e Ubaldo, assim que alfabetizado, aos 6 anos, passava horas lendo na biblioteca de sua casa, principalmente Monteiro Lobato. No colégio foi aluno brilhante, estudava latim, francês, inglês, e ainda fazia resumos e traduções dos livros que lia.

Começou a trabalhar aos 16 anos como repórter no Jornal da Bahia. Cursou Direito na Universidade Federal da Bahia e fez pós-graduação em Administração Pública.
Escreveu seu primeiro romance em 1963: Setembro não faz sentido.
Em 1964 foi fazer mestrado em Administração Pública e Ciência Política na Universidade da Califórnia do Sul. Voltou ao Brasil em 1965, e por 6 anos foi professor de Ciências Políticas na Universidade Federal da Bahia, de onde saiu para voltar ao jornalismo.
Com Sargento Getúlio, lançado em 1971, recebeu no ano seguinte o Prêmio Jabuti concedido pela Câmara Brasileira do Livro, na categoria Revelação de Autor.
Em 1994 foi eleito para ocupar a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, cujo Patrono é Sousa Caldas (1762-1814).
Sua vasta obra reúne romances, contos, crônicas, ensaios, literatura infantil, muitas traduzidas em vários idiomas.

O Prêmio Camões foi instituído por Brasil e Portugal em 1988, e é conferido anualmente a autores de língua portuguesa que, pelo conjunto da obra, tenham contribuído para enriquecer o patrimônio cultural e literário das duas nações.

Como disse José Saramago, em entrevista sobre a premiação de João Ubaldo Ribeiro, também tenho vontade de dizer bem alto: Viva o Povo Brasileiro!

comentários

  1. Parabéns! Vou procurar conhecer melhor... Um bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  2. Olá!...Seublog é muito bom e bem oq eu procurava eu acho!! eu queria postar algo referente a minha indignaçao...com a saude na minha cidade e nao sei bem onde fazer...c vc puder me dar uma dica?...e por favor venha até o DIARIO tbm e esperamos q vc goste ta bom!... Olha só agora eu quero pedir pra vc uma força um tanto romantica...la no PALACIO REAL...esta tendo uma votaçao pr principe e princesa e eu queria muito ganhar junto com a minha namorada Nizi...por isso peço pr vc essa força...corre lá por favor e vote assim...NIZI PRINCESA E VINI PRINCIPE...AMBOS DIARIO DE UMA PAIXAO...por favor vote na gente???..rsrs caso vc possa vai ai o endereço!... http://kukula.sites.uol.com.br/salaocultural.html É ISSO SE VC PUDER NOS AJUDAR!!..MAIS OLHA O CONCURSO TERMINA DIA 27 HOJE!!...CORRE POR FAVOR ...RSRSR UM BEIJO GRANDE!..ÓTIMO FDS! Viini & Nizi

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Betty! Tem tanto brasileiro aprontando por aí, saindo na página policial, que é sempre bom a gente lembrar dos patrícios que são do bem.
    E Ubaldo é um deles, sem dúvida!

    Vi seu comment lá na Yvonne e tive uma idéia para meu post desta semana. Depois passa lá pra ver, OK? Você é sempre bem-vinda!!
    E um bjooooooooooooo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Betty:

    É isso aí: viva o povo brasileiro que tem um João Ubaldo Ribeiro para chamar de seu.
    Um cara que engrandece o Brasil Varonil. Pelo João Ubaldo dá até pra cantar o "uvirumdum...", acha não?
    Abraço do Oleari. Se tiver um tempim passe no meu blogui - é besterol, abobrinha, música popular, papo furado. Sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  5. Oi Betty

    A melhor noticia do ano.

    Concordo com Ubaldo quando, diz merecedor do premio.

    Merece mesmo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir