Mercedes Sosa - Gracias a la vida

04 outubro, 2009
Haydé Mercedes Sosa, "La Negra", se foi neste domingo de outubro, em plena primavera no hemisfério sul. Era argentina, ganhou o mundo cantando pelos pobres e pela liberdade. Sua voz inconfundível simbolizava as vozes dos que não podiam se expressar na época triste e feroz da ditadura militar em seu país.

Eu estava na faculdade nos anos 70, e aqui vivíamos tempos complicados. As músicas de Mercedes, de Joan Baez, entre outros intérpretes e compositores, eram proibidas no Brasil, mas conseguíamos fitas K7 clandestinas, que só ouvíamos baixinho em lugares reservados com amigos de fé. O risco era enorme. Se fôssemos apanhados com aquelas fitas...

A música Gracias a la Vida, de Violeta Parra, era considerada um hino para as esquerdas no mundo todo, e no Brasil não foi diferente. Marcou uma fase da minha vida - ideais utópicos da juventude, e é com essa canção que faço uma singela homenagem a essa grande mulher.

Esteja em paz, Mercedes!


comentários

  1. Sempre fui grande admiradora de Mercedes Sosa. Tenho muitos CDs dela e esta música Gracias a La Vida é uma das que mais gosto. Que pena que Mercedes se foi. Que pena.

    Leva contigo o meu carinho e admiração Mercedes.

    ResponderExcluir
  2. Mercedes é uma daquelas artistas que realmente deixam sua marca, Betty! A gente ouve em qualquer lugar, sem conhecer a música, mas reconhece logo quem interpreta. Foi grande, e continuará sendo.
    Bjooooooo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma perda para a classe artistica! Mas a obra que ela deixou é imortal e está aí para aproveitarmos.
    Amei de paixão o vídeo!
    Beijos menina

    ResponderExcluir
  4. a musica dela que mais gosot...´´e aquela que ela cantou o Freddy mercury...simplesmente, divina..bjs e dias felzies

    ResponderExcluir
  5. eu sempre confundo a Mercedes Sosa a Monserrat Caballe

    ResponderExcluir
  6. Uma grande cantora do Mundo!!! Venho aqui também agradecer Betty querida a tua generosidade e a amizade com que nos presenteias. Deixo os habituais sorrisos, flores e ...poesia, com votos de uma excelente semana :)

    ResponderExcluir
  7. VAIA COM DIOS, MERCEDES.....INFELISMENTE TEMOS, UM DIA DE NUS SEPARAR DE PESSOAS COMO VC, MAS O QUE NUS DEIXA, NUNCA IRÁ...
    CLAUDIO

    ResponderExcluir
  8. Graças à vida que tem me dado tanto e me deu o caminhar para meus pés, e com eles andei montanhas e planícies até chegar à tua rua, tua casa, teu quintal...

    ResponderExcluir
  9. Olá Querida amiga! Obrigado pela companhia inseparável (ainda que virtual). Hoje (mais do que habitualmente) deu-me para a nostalgia. «Gracias à la vida que te quiero tanto» numa voz extraordinária contrasta com o poema que incluí hoje no blog «Soneto da Separação» de Vinícius, porque «de repente, não mais do que de repente, fez-se de triste o que se fez amante». Hoje, quando chegar a casa, ainda vou pôr uma música «Leva-me aos Fados» ...

    Enfim... há dias em que é bom receber flores, sorrisos e ...poesia :)

    ResponderExcluir