Caminho de duas vias

01 dezembro, 2009
Liberdade é coisa sagrada a ser respeitada e defendida por todos, não há o que contestar. Nela está intrínseca a democracia, que não é perfeita, até porque perfeição não existe, mas ainda é a melhor das circunstâncias para o desenvolvimento humano.

Há quem pense erroneamente que numa democracia só existam os direitos do cidadão, e que nesses direitos esteja incluída a liberdade absoluta, destituída do respeito ao outro e às regras mais elementares da moral e da ética. Ser livre implica muito mais deveres do que direitos, pois só é livre quem tem consciência do espaço que ocupa e respeita o espaço alheio. Não sendo assim o conflito se instala.

São diversas as manifestações de liberdade numa democracia, e uma delas é a liberdade de expressão. Nos dias atuais, principalmente na Internet, algumas pessoas querem exercer o direito de se manifestarem sem observar o dever de respeito ao próximo. Muitos fazem isso escudados pelo anonimato, o que torna covardes seus atos e palavras, enquanto outros mostram a cara acintosamente, em claro deboche, desafiando as mais básicas regras de convívio social.

Todos podemos fazer o que quisermos, e nada nem ninguém pode nos impedir, mas precisamos não perder de vista que a responsabilidade pelos nossos atos nos será cobrada, de uma forma ou de outra, seja legalmente, através da justiça, seja numa revanche pessoal, e até por nossa própria consciência. Para cada ação, uma reação, isso é fato.

As pessoas não costumam se dar conta do poder da palavra. Por ela nos diferenciamos dos demais seres vivos do planeta. Todo o conhecimento, todas as conquistas, toda a evolução humana dependeu, e ainda depende, da palavra. É através dela que o saber é transmitido, geração após geração, e é com ela que interagimos em qualquer esfera social, expressando opiniões e sentimentos.

Em hipótese alguma sou a favor do cerceamento da palavra livre, mas defendo que cada um responda pelas próprias palavras. Falou, escreveu, tornou-se responsável pela obra, para o bem e para o mal, sem exceção à regra.

A liberdade de expressão não tem e não deve ter limite, como qualquer outra forma de liberdade, pois se tivesse não seria mais liberdade, porém cabe a cada um decidir até onde tem cacife para permanecer no jogo...

comentários

  1. Querida Betty,

    Obrigada pela oportunidade de ler um post tão bonito e tão importante para refletir sobre o poder das palavras.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Betty, suas palavras são extremamente importantes! Mais do que nunca, existe uma grande parte dos cidadãos brasileiros [na blogosfera ou não) que precisam compreender o verdadeiro significado da liberdade de expressão. Toda sociedade necessita de regras, do contrário a liberdade se transforma em libertinagem. Quando o homem nega respeito ao seu próximo só pode estar imbuído de más intensões e maldade.

    É sempre bom voltar aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pois é Betty, tem muita gente que desconhece o verdadeiro sentido de liberdade de expressão. Não podemos xingar, esculhambar, avacalhar ou fazer piada de mal gosto dizendo que isso é liberdade de expressão... Para mim isso é falta de educação.

    Beijos menina

    ResponderExcluir