Sonhadores, juntem-se a nós pela paz!

30 janeiro, 2007
Basta duas pessoas para que se instale um conflito. Se pensarmos que hoje somos bilhões de pessoas no planeta teremos a dimensão do problema. São muitas as atitudes que podem ser tomadas para minorar a violência, e a principal delas, ao meu ver, é a aceitação das diferenças. Respeitar as diversidades culturais, religiosas e individuais é um bom começo. Não mencionei diferenças raciais porque essa história de raça é loucura, somos todos da mesma espécie, a humana. Se entre nós e os chimpanzés os cromossomos são 99% idênticos, como ter a pretensão que cor da pele possa significar algo relevante? No mínimo, ignorância!

É uma constante que se explique a violência em face das injustiças sociais, dos interesses econômicos, das divergências culturais e religiosas, porém acredito que esses fatores sejam apenas o alimento de uma condição que não queremos aceitar: a besta que habita em nós. A humanidade ainda não aprendeu que aquele 1% a nos diferenciar dos macacos é a chave de tudo, que nele se encerra o mistério da nossa existência. Será nossa porção de semelhança com a divindade? Será o que chamamos de alma? Talvez o mistério jamais seja desvendado, e apesar disso nosso destino será sempre a busca por respostas.

A paz é uma utopia, ao menos no estágio em que se encontra a humanidade, mas eu quero ter essa ilusão, quero acreditar que algum dia ela será alcançada.

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só
- John Lennon (Imagine) -




Blogagem coletiva pela paz, organizada por Lino Resende.

comentários

  1. Betty, bom dia.
    Que bom receber seu recado e vir ler, logo de manhãzinha, este grande texto.
    Como você tem razão: precisamos resgatar nosso lado divino, tentando nos aproximar da pacífica e doce vontade que nos criou para a vida e para a convivência.
    Parabéns!

    Beijos
    P.S. também estou participando lá no http://abrindojanelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Betty, que legal da gente estar podendo comentar, apesar dos eventuais entraves eletrônicos.

    Que belo post... Como sempre você é pioneira no que é bom...

    Esses exemplos de pacificadores são o que tornam a raça humana tão especial.

    ResponderExcluir
  3. Estamos afinadas, eu sem tempo para escrever algo lembrei de Gandhi.
    Bj Laura

    ResponderExcluir
  4. sabe que lembre mesmo de Lennon..meu posts tem lembraça dele...beijos...adorei o seu

    ResponderExcluir
  5. Olá, Betty!

    Vmaos em frente!!!...não é dificl pensar como eles, e cumprir o sonho deles...que é o nosso tambem.

    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Betty!
    vim visitá-la por conta da blogagem coletiva e adorei seu texto! os exemplos inspiradores tem o seu papel...adorei isso...
    Eu tb quero PAZ!
    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Betty é meu cartoon preferido.
    Nostalgia.
    Feliz dia da paz.

    ResponderExcluir
  8. Betty minha amiga tão doce e querida,

    Que texto primoroso, só poderia vir de ti, que vai no cerne da questão:
    "Desenvolver a cultura da paz começa pela vida cotidiana de cada um. Implica em uma autêntica conversão pessoal pela busca de um ideal, alicerçado totalmente no exercício da não violência".

    Minha amiga tão querida, eu ainda vejo como vc. a paz parece utópica mas temos que lutar por ela, começando por nós, e propagarmos e lutarmos pelo bem mais sagrado que possuímos depois da vida, que é a PAZ.

    Parabéns pelo post lindo, verdadeiro, brilhante.

    Beijos na sua alma, permeada por paz
    Da sempre amiga e fã,
    Dani

    ResponderExcluir
  9. Betty querida...seu post está matavilhoso! Faço minhas as palavras da Dani...
    Precisamos de paz!!!!
    Qdo puder, passe lá tá?
    Bjão carinhoso, Crissssssssssss...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, Betty. Um grande abraço de Paz!

    ResponderExcluir
  11. que o mundo encontre a Paaz

    ResponderExcluir
  12. Betty

    Parabébs pelo post! Lindo de viver! É bom lembrar desses exemplos e crer o qto é possível lutarmos pela paz com nossas palavras e ações!

    Um beijo cheio de paz pra vc!

    ResponderExcluir
  13. sucesso nesta blogagem.
    agora falta nos mobilizarmos para que a paz floresça!
    meu pai é louco pela história de Ghandi. belo exemplo.

    beijos e beijos

    Taís Morais

    ResponderExcluir
  14. "Quando o poder do amor superar o amor do poder, o mundo conhecerá a paz."
    (Jimmi Hendrix)

    Betty, muita paz para todos nós.

    Marcela Vieira.

    ResponderExcluir
  15. Betty:
    Você tem razão e é nos pequenos gestos que começamos a instalar a paz. Precisamos de tolerância e de inteligência, que é o que nos diferencia dos outros animais. Se a exercermos, vamos conseguir.
    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  16. Betty, desculpa só agora apareci para retribuir a visita ao Verdes no dia da blogagem do Lino. Mas como vc deve ter lido estou em obras.
    Gostei muito do seu texto e por falar de Gandhi qie tenho grande adminração. Ele dizia que a não-violência começava no espírito. Devemos ter espírito pacífico se queremos a Paz.
    Adorei a lista dos que deram a vida o viveram para falara de amor e de paz.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga tão doce Betty...

    ...que tem morada cativa no meu coração !

    Sempre que estou na internet, venho no seu blog, lindo, doce , como tu minha amiga tão especial.

    Deixo-te um abraço cheio de fraternidade, com muita luz, carinho e com todos os sentimentos que nutro por ti.

    Que o início da semana venha repleto de tudo o que possa haver de melhor.

    Beijos na sua alma,
    Da sempre amiga,
    Dani.

    ResponderExcluir
  18. Minha doce e tão querida amiga Betty,

    Venho celebrar o nosso dia, "O Dia internacial da mulher", que possamos estar sempre unidas, prestigiando-nos e lutando
    pelos nossos direitos. Trago-lhe flores, as mais belas, para
    juntas comemorarmos e jamais nos esquecermos o quão especiais
    somos e o quão necessário é lutarmos pela justiça e equidade.

    Beijos na alma,
    Da amiga que muito lhe quer,
    Dani

    ResponderExcluir
  19. Minha Doce Amiga Betty,

    perdoe-me, eu confundi o mês (risos) mês que vem comungaremos o dia internacional da mulher ! Acho que preciso de um tempo. Risos.

    Beijos minha linda,

    ResponderExcluir
  20. Querida...saudades de vc...Tudo bem? Desejo que sim...Ando tão sem tempo, queria ter vindo aqui há mais tempo, mas ñ consegui...Um corre corre danado! Mas sinto falta de nossos papos, o cansaço é tanto que tenho entrado muito pouco na net...precisamos por o papo em dia...Um bom fim de semana...Saudades, Bjão carinhoso, Crisssssssssssssssss...

    ResponderExcluir
  21. Saudade enorme da minha doce Amiga Betty...

    Beijos minha querida,

    Da sempre amiga,
    Dani.

    Ps:- meu e-mail é daniele.vs@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Se você não encontrar razaões para ser livre, invente-as.

    ResponderExcluir
  23. Venho desejar um feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  24. Betty, amiga tão querida ...as mudanças no blog ficaram ótimas...mas vc fazendo, tinham que ficar né???? Agora falta um post daqueles que só vc sabe fazer...estou esperando anciosa um post novo heim???? Recebeu o e-mail que te enviei semana passada?
    Bom querida, uma semana maravilhosa e obrigado pela visita...
    Carinhosamente sempre, Crissssssss...

    ResponderExcluir
  25. Betty, minha doce amiga,

    Seu blog está lindo!

    Sinto muita saudade de ti!

    Beijos na alma,
    da sempre amiga,
    Dani

    ResponderExcluir