O outro prato da balança

28 fevereiro, 2008
Meu primeiro blog chamava-se "Hier Encore" em homenagem a Charles Aznavour, autor e intérprete dessa música linda, tanto na melodia quanto na letra. O tema era descrito com as seguintes palavras:
"Uma reflexão sobre o tempo e sobre o modo como utilizamos esse breve momento que chamamos existência.
Ainda ontem, eu tinha vinte anos, e num átimo estou envelhecendo. A gente nem percebe como o tempo se esgota. Amanhece, logo já é noite, e um novo amanhecer sucede à escuridão. Lá se vão os dias, os anos e a vida..."


Nunca foi um blog popular, como este também não é, porém me dava um enorme prazer escrever naquele espaço. Era uma conversa entre "eu e mim"... O provedor não era dos melhores, havia certa dificuldade na edição dos posts e dos comentários, o que me levou a procurar outro que me agradasse mais. Assim, vim para o BlogSpot, ao qual não faço restrições. O nome do blog mudou para Betty e me entrosei melhor com a blogosfera. Passado mais de um ano, é hora de fazer um balanço.

Percebi que temos dado muita ênfase a assuntos pesados, principalmente os de cunho político, sendo que pouco adianta falarmos exaustivamente sobre as mesmas questões, nos iludirmos que podemos mudar alguma coisa a curto ou médio prazo. Não podemos. Somos um número inexpressivo de seres pensantes em relação à grande massa ignara, e ela é quem decide as eleições no Brasil. A nós, resta irmos levando sem maiores expectativas, pois as mudanças necessárias não serão vistas pela nossa geração. O caminho é árduo e longo, implica no investimento massivo em cultura e educação formal, coisas de pouco valor por aqui. Um dia, quem sabe...

Não preciso, nem desejo, alardear que sou uma pessoas preocupada com o destino do planeta e da humanidade, até porque as mais puras atitudes são silenciosas. Sei que jamais me afastarei dos meus princípios, valores transmitidos pela minha família, por alguns professores durante os anos de estudo e, principalmente, por meu pai, meu mestre maior. No entanto, sei também diferenciar o que me cabe daquilo que de mim não depende. Faço a minha parte, o que é da minha responsabilidade, usando meus talentos, tentando superar minhas limitações, e disso não abro mão.

A vida não é só tragédia e dor, existem coisas boas acontecendo, é preciso olhar em outras direções: cientistas trabalhando pela cura das doenças, pessoas zelosas que não desperdiçam nem poluem, outras tantas fazendo bem ao próximo, artistas criando belezas que nos encantam, todos contribuindo para o bem, o belo e o melhor. De tristezas, basta as que estão nas manchetes cotidianamente. Quero escrever sobre música, cinema, literatura, sobre coisas bonitas, porque o mundo já está feio demais para meu gosto. Quero paisagens serenas, não apenas as de desgraças mundo afora. Quero flores no meu jardim.

Não pretendo me tornar uma alienada, só quero acrescentar um toque de delicadeza no outro prato da balança.

Imagem: Philip Craig

comentários

  1. Então "o" Betty tá fazendo um ano de vida? Chegamos quase juntos ao blogspot. E gostei mesmo de ver o seu balanço. O mundo tá cheio desses politicamente corretos, que ficam enchendo o nosso saco.E você disse muito bem, com sua habitual categoria:
    "Somos um número inexpressivo de seres pensantes em relação à grande massa ignara, e ela é quem decide as eleições no Brasil."
    Não há como discordar disso. O que não significa que vamos fingir que tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis. Mas, no meio desse caos, desse inferno, devemos procurar não sofrer tanto. Fale de cinema, de livros, de pintura, de música. Quanto a mim, procuro debochar dessa massa ignara. Porque cansei de ser cuspido na rua. Na blogosfera, também temos essa massa ignara. Que, sem educação alguma, ou se achando os donos de todas as verdades, cospem em quem não fala a língua deles. Que, pra mim, é incompreensível. O estranho é que eu entendo perfeitamente o miado de um gato ou o olhar de um cão.
    Bjoooooooooosssssssssssss!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Betty

    VC, comoo Bill tambem , sao imprescindiveis para minha vida na blgosfera.Com vcs aprendo muito,como tenho aprendido. Seu cantinho ja faz parte da minha casa.Preciso das suas palavras!

    parabens!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Betty querida,
    Você sabe que concordo e respeito profundamente sua maneira de pensar. Acho, como sempre, que você sabe olhar certas coisas com muita clareza e serenidade, sendo verdadeira consigo mesma e com o que acredita. Respeito e admiro. Vou continuar vindo aqui para ter contato com a arte que você tão bem seleciona pra nós. Acho que esta é uma forma de espalhar coisas boas. Continue sempre!
    Beijos,
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Muito bem! É claro que gostamos de ler coisas bonitas sobre música, cinema, literatura, pintura, etc. Compreendo o novo «editorial» do blog. Mas olhe que bem pode falar sobre qualquer tema ( também os outros menos alegres que perpassam pela sociedade actual) porque o modo como o faz, inteligente, criativa, e tão poeticamente simples (ah... é tão difícil escrever simples...) que é sempre do nosso agrado passar por aqui.

    Envio umas flores virtuais para o seu jardim, com votos de uma boa semana, sorrisos e já sabe ... sempre poesia :)

    ResponderExcluir
  5. Mais de dois anos depois de você ter escrito este sensato texto, passo por aqui Betty para deixar minha opinião: Podemos discordar da nossa política e de tantas outras coisas que nos aborrecem sem no entanto fazer disso a nossa bandeira de luta. Ficar batendo na mesma tecla, por vezes cansa. Há tantas outras coisas sobre o que falar, sem necessidade de nos alienar.O seu texto é para ler e reler, para refletir e agir. Deixo um abraço e o meu carinho pra você.

    ResponderExcluir