Melancolia

24 maio, 2007
Melancolia - sentimento de vaga e doce tristeza que compraz e favorece o devaneio e a meditação.
(def. Houaiss)

À medida que os anos passam vamos acumulando saudades. Pessoas que amamos saem de nossas vidas, muitas vezes sem tempo de dizer adeus, deixando um espaço que não pode mais ser preenchido, e passam a viver na forma etérea de nossas lembranças. Enquanto uns partem outros chegam, de repente ou de mansinho, para ocupar novo espaço que também será único, insubstituível.

A cada ano a contagem regressiva da vida vai se aproximando da hora final, e essa idéia me deixa triste. Não que eu tenha medo de morrer, acho que nem tenho, mas sinto uma tristeza enorme de saber que um dia vou morrer.

Como disse Vinícius de Moraes: "Não tenho medo da morte. Tenho saudade da vida."

É exatamente isso o que eu sinto. Pensar que não mais verei as pessoas que amo, que elas seguirão sem mim, assim como eu sigo sem os que já partiram. Saber que não acompanharei o desenrolar da história, e nunca saberei no que vai dar. Não poder mais olhar para o céu, não ver o luar, não sentir o calor do Sol, não me encantar com os tons infindos do verde, não ouvir os sons da natureza, não ler os livros que serão escritos, não ouvir as músicas que gosto, nem as que ainda serão compostas.
A morte é o somatório de muitos nãos.

Não há como alterar o curso da vida. Chegará o dia em que partirei também, deixando vazio meu espaço, para habitar uma dimensão diversa daqui, da qual nada sei. Deve ser lá, em algum lugar entre as estrelas...

Encontros e Despedidas
Milton Nascimento & Fernando Brant


Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero
Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida

Imagem: JackTerry

comentários

  1. Betty,

    Minha tão querida amiga...
    Que texto lindo..lindo mesmo, somo smemso muito parecidas Betty, como vc sempre diz...até nas preferências musicais...AMO essa música...

    Lindo, lindo...
    Obrigada pelo prazer de ler algo tão lindo assim...
    Obrigada...
    Um beijo,

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Betty, nem me fale em saudade!
    Creio que respiro esse sentimento, às vezes bom, muits vezes, doído demais.
    A música do Milton é tão linda e tão triste. Eu adoro.

    beijos
    P.S. Finalmente publiquei o meme que me indicou. Não sei se ficou bom (risos).

    ResponderExcluir
  3. Querida Betty, um belíssimo post sobre a maior das incógnitas. Independente da convicção religiosa de cada um, verdade é que a vida segue adiante com ou sem a nossa presença. Restarão aqui muitas das nossas idéias, sementes do que plantamos. Servir-nos-á de consolo sobreviverem nossos posts publicados nesse universo virtual. Posts como este seu, capaz de mostrar ao mundo algo do que fomos. Penso que, ao assim agirmos, imitamos ao ponteiro dos segundos que, afoito, segue adiante sem saber exatamente quando o seu movimento cessará e resigna-se à certeza de que as horas continuarão avançando. Conforta-me, ao refletir sobre o tema que ora propos, a crença de que somos o que pensamos e, se assim de fato o somos, então seremos eternos porque tivemos a coragem de publicor tudo aquilo em que um dia cremos.
    Lindo post, Betty!
    Bom Final de Semana!

    ResponderExcluir
  4. Betty

    Você é tão intensa nas suas palavras!
    marcante texto!
    beijos!
    elisabete cunha

    ResponderExcluir
  5. Betty: essa busca e esse temor é comum a todos nós mortais...que tememos a mortalidade...mas somos impotentes diante da imortalidade.
    Adorei sua reflexão: racional e pertinente neste dias de insegurança geral.
    Abraços de bom começo de semana pra vc.

    ResponderExcluir
  6. Querida Betty

    Bela semana!

    elisabete cunha

    ResponderExcluir