A chuva e o livro

20 maio, 2007
Depois de uma semana de calor e muito trabalho, finalmente um pouco de tranqüilidade. O tempo mudou radicalmente no final da tarde de ontem. O céu nublado há vários dias se desfez em chuva, a temperatura caiu bastante, faz um friozinho gostoso. Lá fora, silêncio e calma.

Recebi convite do amigo Chawca para participar de um meme sobre o que estou lendo. Na verdade, estou relendo, coisa que costumo fazer regularmente, porque é incrível o quanto se acrescenta numa releitura; são visões diferentes e mais profundas a cada vez. O livro é Perdas & Ganhos, de Lya Luft.

Conforme palavras da própria autora, uma espécie de diálogo que ela mantém com o leitor, um chamado para que venha pensar com ela sobre a passagem do tempo e como lidamos com ele vida afora. A escrita é direta e, sobretudo, contundente.
Há também alguns de seus poemas permeando os capítulos.

Foram-se os amores que tive
ou me tiveram:
partiram
num cortejo silencioso e iluminado.
O tempo me ensinou
a não acreditar demais na morte
nem desistir da vida: cultivo
alegrias num jardim
onde estamos eu, os sonhos idos,
os velhos amores e seus segredos.
E a esperança - que rebrilha
como pedrinhas de cor entre as raízes.

comentários

  1. Oi Betty, boa tarde de domingo para você.

    Obrigada por me escolher, justamente em um tema que adoro: livros.

    Sobre Lia Luft, devo confessar que ainda não li este livro, apesar de haver presenteado inúmeras pessoas com ele. É que tenho uma lista aqui imensa (risos) de livros, em ordem de espera.
    Irei escrever sobre um ou dois que estou lendo.
    Obrgiada.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. OK. qdo der eu faço, Bjs laura

    ResponderExcluir
  3. Betty amiga querida!

    Saudades de vc!
    Finalmente consegui resolver o problema da minha conexão, e cá estou...Tenho tarefa de casa! Pode deixar, essa semana eu faço...assunto interessante,sobre livros e coincidentemente, costumo fazer como você, releio livros que li e gostei, e é o que estou fazendo no momento relendo um livro que me marcou muito e que será o tema do meu post...

    Adoro a Lya Luft, ganhei um livro dela o mais recente, no meu naiversário, mas aind anão li...uma boa lembrança que me lembra que tenho que lê-lo...rs

    Respondo seu e-mail até amanhã...
    Saudades, um beijo carinhoso e uma boa semana,
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. Olá,,,

    Obrigado por ter participado..
    Nunca li nenhum livro dela, entrará na lista para leituras futuras...

    Um beijo e obrigado

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica!!!

    adoro quando me visita!
    :)

    Elisabete cunha

    ResponderExcluir
  6. Oi Betty, nunca li nenhum livro dela. Apesar de achar uma literatura fundamental, não tenho arraigado o hábito de ler poesia. Lindo o poema escolhido e o convite para que eu possa mergulhar na poesia de forma mais constante. Um beijo e volto outras vezes.

    ResponderExcluir
  7. oi amiga, já lhe falei sobre esse livro, mas vou deixar uma opinião que não é minha e sim da mamãe, ¨ela fala como poucos sobre maturidade e velhice para onde todos vão¨beijos Cris

    ResponderExcluir
  8. To anotando aqui também para leitura futura. Valeu pela indicação.

    ResponderExcluir
  9. Betty, li em algum lugar que hoje é o dia do abraço. Então, deixo aqui o meu pra você. Depois passe lá pra conhecer o consultório sentimental do doutor Bruegel, beleza?

    ResponderExcluir
  10. Bom, chuva e livro é a melhor combinação do mundo. Voltei da Escócia ontem, vc ia gostar! Chove chuva, chove sem parar!
    BEijo

    ResponderExcluir
  11. Betty: simplesmente adorei tudo por aqui...e já te adicionei no meu Cotidiano.Boa noite de Domingo e abraços mil!!!

    ResponderExcluir
  12. Betty: gosto muito da maneira da Lya escrever....me identifico demais com ela...com a forma sempre positiva de encarar a vida e todas as sua possibilidades...e sempre vale a pena reler uma obra dela...desencadeando novas idéias...sempre!!!Bj

    ResponderExcluir