Blogagem mundial

04 outubro, 2007


Hoje, 04 de outubro de 2007, blogueiros do mundo todo se unem em apoio ao povo da Birmânia, que vem sofrendo com a violência brutal de um regime autoritário e implacável.

Todos os dias temos acompanhado o noticiário relatando a covarde repressão do governo militar contra as manifestações pacíficas dos monges Shi-Kai-rui, que têm sido protegidos por uma corrente humana da população civil.

O New York Times publicou uma reportagem sobre a importância da Internet na divulgação do que vem ocorrendo na Birmânia com a seguinte manchete: "Internet vira arma contra militares em Mianmar".

Desde sexta-feira, 28 de setembro, o governo bloqueou a Internet para impedir a divulgação de fotos, vídeos e relatos na rede sobre os acontecimentos locais. Segundo David Mathieson, especialista em estudos sobre Mianmar na organização de proteção dos direitos humanos Human Rights Watch, existem apenas dois provedores no país e, portanto, não foi difícil fechá-los. Além da internet, a Junta Militar interrompeu a maior parte do acesso telefônico ao mundo exterior e os soldados nas ruas confiscam câmeras fotográficas e celulares com câmeras de vídeo. Os jornais locais estão sob severa vigilância, e os jornalistas que burlam o bloqueio são ameaçados e presos. Mathieson contou ainda que os dissidentes estão exportando imagens clandestinamente pelos celulares primeiro desmembrando os arquivos e, em seguida, reunindo-os novamente.

Não podemos nos omitir diante de uma situação como essa. Por isso, ao saber da blogagem, fiz questão de participar. As humanidade precisa se unir, sempre, não apenas por essa causa, mas por toda e qualquer causa que defenda a liberdade e os direitos humanos.

comentários

  1. Betty, participei também, com menos brilhantismo do que a sua participação, mas estamos juntos nesta.
    Espero, querida, que você esteja melhor.
    Beijos, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua importante informação. É claro que também assinei a petição ... Tenha um excelente fim de semana. Amanhã 5 de Out é feriado em portugal porque é o Dia da Implementação da Republica em 1910. Espero descansar um pouco mais neste fim de semana aumentado e assim estou (antecipadamente) a desejar-he um exclenete fim de semana com sorrisos, flores e ... poesia (é claro!).

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei sabendo disso hoje a tarde e não pude deixar de participar...
    E a humanidade não para de me surpreender...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Betty,

    Vim até aqui por causa de Myanmar e me deparei com seus posts muito verdadeiros e belos.

    Meus sentimentos pela perda.
    Iremos, então, nos juntar aos que já alcançaram a luz. Habitaremos uma dimensão diversa daqui, da qual nada sabemos realmente, mas a intuimos no mais profundo de nós mesmos.

    Realmente profundo e saído do fundo da alma.

    Tornei-me seu leitor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Quando a gente pensa que essas coisas já acabaram, que Gandhi deu o recado final, somos novamente surpreendidos, Betty!Por isso, como dizia uma antiga canção, "é preciso estar atento e forte, é preciso não temer a morte."
    Bjuuusss!!!

    ResponderExcluir
  6. Free Burma too. Livrem os irmãos esotéricos oportunista da concorrência desleal. :-)

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Betty querida,
    Eu ando correndo tanto que não fiquei sabendo dessa blogagem...rs

    Mas muito oportuna, e você participou brilhantemente, como sempre faz...
    Me entristeço vendo coisas assim ...

    Recebeu meu e-mail? Senão me falha a memória é a sua vez....rs

    Fim de semana iluminado, beijo carinhoso, Cris

    ResponderExcluir
  8. Betty,
    Estava atrasada com relação a esse seu post, mas quero te parabenizar pela iniciativa. O mundo todo acompanha este drama, estamos torcendo para o fim de uma situação insustentável...
    Eu já respondi lá no blog sobre a "Corrente da Amizade".
    Beijos,
    Rosana

    ResponderExcluir