Tigres - uma paixão

23 outubro, 2007
Nenhum outro felino tem a beleza de um tigre, nem sua majestade o leão. É triste demais saber que podem ser extintos, caso os programas de proteção não sejam realmente eficazes. Das oito subespécies conhecidas, três já foram extintas entre os anos 40 e 80 do século passado: tigre de Bali, tigre Cáspio e tigre de Java.


Panthera tigris
Nome científico do grande felino que vivia nos vastos territórios do continente asiático, em diferentes ambientes, como savanas, florestas tropicais e áreas rochosas e geladas ao redor da cordilheira do Himalaia. Eles estavam espalhados da Turquia até o extremo leste da Rússia, passando pela Índia e pelas ilhas da Indonésia.
As espécies restantes ocupam atualmente apenas 7% do território original. A caça está proibida, mas continua acontecendo, seja pela pele, usada como suvenir, na confecção de casacos, ou por crendices absurdas, principalmente na China, onde partes do corpo são usadas como remédio. Outro fator é o abate, puro e simples, pois com a redução do seu território e, consequentemente das presas selvagens, o tigre se aproxima das fazendas em busca de alimento, geralmente o gado. Diante dessa situação, calcula-se que restam cerca de 5 mil tigres, somando-se todas as subespécies.



Siberiano - Panthera tigris altaica
É o maior das subespécies. Vive no extremo leste da Rússia, fronteira nordeste entre a Rússia, a China e a Coréia do Norte.



Tigre-de-Bengala - Panthera tigris tigris
Também conhecido como Tigre Indiano, Tigres brancos, com ou sem listras são uma variação do tigre de bengala. O tigre branco não é albino, é um tipo raro de tigre de bengala com um gene recessivo, que pode nascer de dois pais normais. Vivem na região do Himalaia, Índia, Rajastão, Myanmar e Bangladesh.



Da Indochina - Panthera tigris corbetti
São menores e mais escuros que os de Bengala, com listras mais curtas e mais estreitas. Vivem principalmente na Tailândia, mas já foi encontrado em Myanmar, sudeste da China, Camboja, Laos e Vietnã.



De Sumatra - Panthera tigris sumatrae
Possuem o pelo mais escuro dentre todos os tigres, com tiras largas e negras bem próximas e muitas vezes duplas.



Malaio - Panthera tigris jacksoni
Foi descoberto em 2004, a partir de análises genéticas. Seu nome é uma homenagem a Peter Jackson, ambientalista que defendeu a preservação dos tigres por mais de 40 anos. Na forma parece com o Tigre da Indochina, mas no tamanho é como o Tigre de Sumatra.


Pesquisa: National Geographic

comentários

  1. Amiga Betty. Ao passar por aqui fiz uma viagem pela minha infancia, porque então a familia tinha um gato ... mas agora, já algumas dezenas de anos volvidas (pois é a corrida inexorável do tempo) tenho um cão !... Um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Betty, vi hoje uma reportagem no Animal Planet sobre a sacanagem que andam fazendo com os tigres na Índia que, teoricamente, tem leis que os protegem. Acho que só um Dilúvio ortodoxo, bem bíblico mesmo, pode botar um ser humano menos indencente no Planeta.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Betty, lindo post sobre os felinos. Eu os adoro demais, são animais soberbos. Cadê suas mensagens? Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Gosto do olhar sorrateiro
    Da pele em padrões...
    Curto felinos ...

    ResponderExcluir
  5. Betty, nós, parentes do Conde Drácula, temos mesmo que gostar dos felinos. Gostei especialmente do tigre branco, que nunca vi, nem nos documentários do Animal Planet, meu canal favorito. Vivendo e aprendendo hehehehehe!!!!
    Como não posso criar tigres, crio gatos há 20 anos. Os bichinhos, por mais que eu os adore e lhes dê amor, infelizmente morrem cedo, por vários motivos. Choro dias e noites, até que me recupero e trago um outro filhote pra casa. Aí, a alegria recomeça!!
    Bjuuusss!!!

    ResponderExcluir
  6. Qua gato é um belo animal não posso negar, mas minha relação com eles não é das mais amigáveis...
    Pode ser impressão minha ou crendice popular, mas gato me passa um ar de falsidade...
    Já os tigres me remetem a beleza e perigo, sucessivamente..
    Um beijo

    ResponderExcluir