Vinicius de Moraes

19 outubro, 2007

Hoje seria aniversário de Vinicius de Moraes.

Nasceu na madrugada de 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, aquele que seria o nosso "poetinha".

Esteja em paz, Vinicius.


Ausência

Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar senão a mágoa de me veres eternamente exausto.
No entanto a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz.
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne como uma nódoa do passado.
Eu deixarei... tu irás e encostarás a tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu, porque eu fui o grande íntimo da noite
Porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só como os veleiros nos portos silenciosos
Mas eu te possuirei mais que ninguém porque poderei partir
E todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente, a tua voz ausente, a tua voz serenizada.

comentários

  1. O inigualável poeta. Ídolo maior, mestre das letras, incansável perseguidor dos sonhos que tanto o moviam a fazer melhor e de modo mais brilhante aquilo que já realizava tão bem. Que ele realmente esteja em paz. Bom domingo, Betty.

    ResponderExcluir
  2. Betty querida,

    Me lembrei de Vinícius ao escrever um pedacinho de "Eu sei que vou te amar" ontem...É na minha opinião, a mais bela de todas as suas composições, difícil escolher entre tantas, eu sei, mas amo essa...

    O Poetinha partiu sem ter partido...

    Grande Vinícius!

    E um beijo carinhoso pra você amiga tão querida...acabei de responder seu e-mail tá?
    Beijinho, Cris

    ResponderExcluir
  3. Betty, linda homenagem. Depois eu vou enviar para você um post que eu fiz sobre o Vinícius. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Bettynha: Tem Dó, Chega de Saudade, São Demais os Perigos Dessa Vida, Para Viver um Grande Amor, Garota de Ipanema, Onde Anda Você?...

    ResponderExcluir
  5. Betty:
    Legal ver que alguém lembrou do anivesário do poetinha, que de pequeno não tinha nada. Seus versos são ímpares.

    ResponderExcluir
  6. Betty,
    Que linda homenagem, bela lembrança de Vinicius de Moraes e bela também a seleção dos poemas!

    Beijos,
    Rosana

    ResponderExcluir
  7. Todo dia é dia de homenagear Vinicius. Patrimônio cultural brasileiro. Muito bem lembrado Betty.

    ResponderExcluir
  8. É sempre importante lembrar esses mestres, Betty! E deixar seus versos para as novas gerações!
    Bjuuuusss!!

    ResponderExcluir
  9. Betty


    Que homem em?

    maravilhoso!!

    beijos mil!

    ResponderExcluir
  10. Meu mais amado poeta, o que leio todos os dias.
    Maravilhosos poemas!
    Obrigada.

    beijos
    P.S. Betty, perdoe-me a ausência. Ando tonta de trabalho.
    Por falar nisso, por onde anda você?

    ResponderExcluir
  11. Justa homenagem ao "Poetinha", Betty. Esse cara era o amor personificado e a sua obra é um libelo a esse controvertido sentimento. Saravá!

    ResponderExcluir