Paz - Eu quero acreditar

01 novembro, 2007
A palavra paz pode ter várias conotações, pois sua utilização se aplica na relação entre nações, entre pessoas e também na relação do indivíduo com ele mesmo. Todas as definições contêm a expressão: ausência de conflito. Para entendermos a paz precisamos entender sua antítese, o conflito.

Conflito significa um profundo enfrentamento de interesses e de idéias. Quando se instala um conflito e não se chega a um mediador comum, corre-se o risco do enfrentamento de forças, que são, entre indivíduos, as violências da vida social, entre nações, as guerras.

A modernidade melhorou consideravelmente a qualidade de vida do ser humano. Fico pensando a respeito, e me reporto aos bilhões de pessoas que habitam a Terra. Quantos são os que usufruem dessa modernidade? E quantos são os que ficam de fora? Apenas uma parcela mínima tem acesso às maravilhas do mundo moderno; a imensa parcela restante não possui sequer o elementar para sobreviver. Quantos são os países ricos e, portanto, poderosos? Quantos são os que vendem a alma do seu povo para tentar se juntar à cúpula do planeta? Quantos são os que teimam em existir, apesar de viverem na idade das trevas e de serem ignorados pelos demais?

No âmbito das nações está a sede de poder, e para alcançá-lo ou mantê-lo, qualquer meio é utilizado, não importando o quanto de destruição possa causar. São guerras e mais guerras travadas por motivos quase sempre banais, porque nenhum deles pode justificar tanto sangue derramado. Países, raças, fronteiras, tudo uma ficção; quando se fala desse ou daquele país se está falando das pessoas que o habitam. O que existe é o ser humano, com diferenças étnicas e culturais, mas com a mesma identidade da espécie.

Não é possível falar sobre paz sem mencionar o indivíduo; é nele que ela se concretiza. Pouco adianta exaltar a paz em tratados, livros, poemas, canções, todos tocantes e maravilhosos, se ela não for uma determinação permanente no coração humano. Somente assim, cultivada num coração pacífico, ela pode germinar e se multiplicar em outros corações, conduzindo todos à fraternidade.

O primeiro passo para alcançar a paz é torná-la realidade dentro de nós, muito além das palavras vazias, das frases de efeito, do politicamente correto. Ela não pode permanecer como coisa abstrata, isso não é a paz. Tão pouco acontece por obra do acaso, é aprendizado árduo, contínuo, pessoal, para se atingir harmonia e equilíbrio no agir e reagir, usando da ponderação, descartando a parcialidade, o egoísmo, o rancor e o ódio. Se não for assim, nos tornamos hipócritas a empunhar bandeiras sem convicção e sem exemplo pessoal, como tantos entre os que vestem branco e saem em passeatas pedindo paz, mas vivem em desarmonia com familiares, com vizinhos, não ouvem o que o outro tem a dizer, fazem intrigas, traem os companheiros e os amigos, desrespeitam as leis de trânsito, sujam as ruas, ligam apelhos de som num volume ensurdecedor, desdenham dos menos favorecidos, são preconceituosos e intolerantes, enfim, pessoas cujas as atitudes são o oposto daquilo que apregoam. Vemos isso todos os dias.

Se os amigos que visitam este blog repararam, não sei, pois nenhum se manifestou a respeito, seja nos comentários ou nos emails que costumamos trocar. No lugar destinado ao perfil está apenas: "Eu quero acreditar..."

Escrevi exatamente o que sinto, o que sou. Tudo que vejo à minha volta me conduz a não vislumbrar um futuro para a humanidade. No entanto, dentro de mim ainda resta uma chama de esperança que me impede de entregar os pontos e me faz seguir em frente na determinação de cumprir o que me cabe. Não é muito, nem sequer o bastante, eu sei, e mesmo assim eu quero acreditar...



Agradeço ao Lino Resende o convite para participar da blogagem coletiva.

comentários

  1. Amiga querida,

    Recebi seu lindo e-mail e o responderei em breve.
    Como sempre você escreve maravilhosamente, fazendo todas as colocações necessárias, e pertinentes, com clareza e objetividade...Seu post está perfeito...E concordo com você, pois é o que também penso: A Paz começa dentro de nós mesmos Betty...

    E como você:
    " Eu também preciso e quero acreditar"...

    Adoro você amiga e obrigada por tudo tá?
    Beijo carinhoso,
    Cris

    ResponderExcluir
  2. betty, incrível como esta percepção da necessidade de começar a busca da paz por nossa casa principal (nosso corpo, nossa alma) está recorrente nesta blogagem. oxalá a gente passe da idéia à ação.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Também eu não acredito na Humanidade, no entanto ainda quero acreditar que a paz é possível. Muitos dizem que é uma quimera, uma utopia, eu prefiro que seja um sonho, porque dá esperança e a vida sem esperança é triste demais...
    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  4. Betty,
    Acho que nunca li nada tão verdadeiro sobre a paz como o que você escreveu. Você foi muito precisa, disse coisas importantíssimas, coisas que todos nós precisamos refletir pra valer! Eu concordo com tudo o que você disse, e o no meu post eu escrevi um texto chamado "Eu Acredito", talvez porque eu precise, como você, acreditar também!

    Beijos e muita paz!
    Rosana

    ResponderExcluir
  5. Li em algum lugar nessa blogagem, que a paz começa com nossos atos singelos: ser bom pai, bom filho, por vizinho, bom cidadão, etc...

    ResponderExcluir
  6. Betty, você disse tudo. Para existir a paz, basta apenas que cada um faça alguma coisa pelo mundo, só isso. Beijocas minha linda e mais nova amiga de infância.

    ResponderExcluir
  7. Olá Betty. O que é a paz, afinal? Um tema inesgotável e uma meta a ser atingida por todos nós. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. A busca pela PAZ começa dentro de casa.Dentro de mim, dentro vc, de todos nós.UM abraço.

    ResponderExcluir
  9. "Pouco adianta exaltar a paz em tratados, livros, poemas, canções, todos tocantes e maravilhosos, se ela não for uma determinação permanente no coração humano."

    Betty, esta sua reflexão resumiu em uma frase (perfeita) tudo o que todos pensamos sobre a paz.

    Se houver uma marca desta histórica blogagem, será estas suas palavras.

    obrigada.

    beijos, bom final de semana

    ResponderExcluir
  10. Betty:
    Gostei muito do que disse e concordo que devemos começar a caminhada da paz por nós, primeiro.
    Muito obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  11. Betty, querida amiga da madrugada: simplesmente arrepiante a sua visão do tema em pauta!! Nunca li nada tão bom sobre a paz. Você analisou todos os ângulos, todas as possibilidades. Fico sem palavras diante de palavras tão impressionantes. Uma aula para todos os blogueiros! Se não para a humanidade em geral, pelos motivos que você tão bem mostrou, para nós, seus fãs fiéis!
    Muitos bjuuusss!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Betty. Retorno ao tópico para agradecer a sua visita. Vou linkar o seu blog ao meu. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Fiz um comentário enorme e a titica do blogger comeu tudo! Agora estou com preguiça de comentar de novo! Tá vendo! Paz é sentimento que escolhemos cultivar, isso não quer dizer que outros serão abstraídos. É necessário equilíbrio! Beijus

    ResponderExcluir
  14. Betty,

    O mundo precisa mesmo é de pessoas como você.
    Se perder as esperanças, deixará de ser o exemplo aos que ainda não compreendem como as coisas deveriam funcionar.
    Eu participei desta blogagem coletiva também e também da que convoca no final.
    Uma pena que o tempo não me permite visitar a todos em todas elas.
    Perdi a chance de tê-la conhecido antes e ter me tornado um ser humano melhor há mais tempo.
    Não perca as esperanças.
    Um beijo.

    ResponderExcluir