Cecília Meireles

12 novembro, 2007

Com tantos contratempos na semana passada, acabei esquecendo de Cecília Meireles, nossa grande poeta, que nasceu e morreu no mês de novembro, respectivamente nos dias 07 e 09. Ano passado fizemos uma blogagem coletiva para homenageá-la, mas este ano acho que ninguém lembrou...


Aqui Está minha Vida
Aqui está minha vida - esta areia tão clara
com desenhos de andar dedicados ao vento.
Aqui está minha voz - esta concha vazia,
sombra de som curtindo o seu próprio lamento.
Aqui está minha dor - este coral quebrado,
sobrevivendo ao seu patético momento.
Aqui está minha herança - este mar solitário,
que de um lado era amor e, do outro, esquecimento.

comentários

  1. Eu me lembrei da minha poeta brasileira preferida e andei lendo aqui e ali sobre ela.
    Nesta semana, estou preprando um post-homenagem.

    Lindo este poema que você postou.
    Obrigada.

    beijos, boa semana para você.

    ResponderExcluir
  2. Betty, me tira uma dúvida: CL foi poetisa? Beijocas minha amigona.

    ResponderExcluir
  3. Betty, estou aqui preocupada com a sua opinião a meu respeito, rsrsrs. Quando eu digo que tenho um alemão que me persegue (o Alzheimer), o povo pensa que é brincadeira. Eu confundi Cecília Meirelles com Clarice Lispector, rsrsrs.

    Como eu nunca li um poema da Clarice e eu sei que você é culta o suficiente para falar sobre ela, eu julguei que estava mal informada. Que ela tinha sido poetisa algumas vezes e eu não tomei conhecimento, rsrsrs.

    Querida, desculpa pelo vexame, tá?

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Cecília, a musa do nosso Mario Quintana! Tenho um livro dela, que comprei pro meu filho quando ele tinha seis anos, que se chama Ou Isso ou Aquilo e que eu reli, dia desses, passada de saudades dele que está morando longe.
    "Ou se tem chuva ou não se tem sol,
    ou se tem sol ou não se tem chuva!
    Ou se calça a luva e não se põe o anel,
    ou se põe o anel e não se calça a luva!
    Quem sobe nos ares não fica no chão,
    Quem fica no chão não sobe nos ares.
    É uma grande pena que não se possa
    estar ao mesmo tempo em dois lugares!
    Ou guardo dinheiro e não compro doce,
    ou compro doce e não guardo dinheiro.
    Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
    e vivo escolhendo o dia inteiro!
    Não sei se brinco, não sei se estudo,
    se saio correndo ou fico tranqüilo.
    Mas não consegui entender ainda
    qual é melhor: se é isto ou aquilo."
    Este é o dilema da vida, visto com a mais gritante e sincera simplicidade por esta grande mulher.
    bj

    ResponderExcluir
  5. oi amiga, o meu computador tb deu um pití, só hoje voltou ao normal, adorei a poesia da minha poetisa preferida...beijos...Cris

    ResponderExcluir
  6. Linda lembrança!!!

    minha linda ,pega seu selinho lá no encanto!

    ResponderExcluir
  7. É sempre importante lembrar artistas do porte de Cecília, Betty!Você lembrou!
    Bjuuusss!!!

    ResponderExcluir
  8. Betty, amiga tão querida,

    Me lembrei sim, em especial por causa da nossa linda blogagem do ano passado, deu até saudades sabia? Ainda era o In the Name Of Love...rs

    Mas apesar de te relmbrado, foi impossível postar algo sabe, por causa daquela conhecida falta de tempo que você já conhece, mas deixei até separado já, e mesmo assim, postarei algo atrasado...

    Bela lembrança, belo post...

    Saudades(por minha culpa mesmo!)
    Beijo carinhoso e fim de semana iluminado, Cris

    ResponderExcluir
  9. Nossa grande poeta...conhecedora d aalma humana..como poucas!
    Obrigada plor esse presente que nos deu....Boa noite e abraços mil!!!

    ResponderExcluir